Conteúdo persuasivo parte 2 – Linguagem Audiovisual e Sonora

20 04 2007

Quando trabalhos com produção de conteúdo na pespectiva da persuasão, nossos argumentos para convencer quem está “do outro lado da mídia” a respeito de um produto ou serviço podem ser apresentados também através das linguagens audiovisuais ou sonoras. No caso das análises sobre os comerciais selecionados por vocês, é possível perceber elementos em comum, mesmo que eles se valham de estratégias diferentes (alguns comparam, outros emocionam, outros divertem, etc).

– Uma produção audiovisual é uma NARRATIVA. Há uma história – na publicidade – sendo contada em 30 segundos (normalmente), 1 minuto ou mais.

– Começamos pensando em um resumo (sinopse) e depois detalhamos mais (argumento). (esse processo também serve para pensar o spot.)

– A linguagem persuasiva na publicidade gosta sempre de trazer elementos conhecidos e recombiná-los em novos contextos. Os elementos conhecidos são as “coisas” que estão por aí, nas ruas, na nossa imaginação, na cultura, na mídia, que trouxemos da infância, que assistimos no cinema, que lemos no blog do Secco, do Daniel, no jornal, etc.

– Toda narrativa de caráter publicitário defende uma tese, a proposta única de venda, como vimos em aula.Audio

E quando “perdemos” as imagens? Ganhamos o imaginário do ouvinte. A capacidade de criar um mundo, através (mais uma vez) de uma narrativa usando vozes, efeitos e trilhas sonoras.

Em publicidade, o melhor exemplo de conteúdo persuasivo sonoro é o SPOT. Na aula, ouvimos alguns. Para baixá-los ou pegar outros, vá na PASTANET da atividade no Minha Unisinos. E lembre-se de ver outra vez como é um roteiro de SPOT.

TAREFA para próxima aula: tente adaptar um dos comerciais assistidos ou que esteja em algum blog dos colegas para ser apenas ouvido, ou seja, em forma de spot. Que efeitos, músicas e vozes seriam necessários, como seria essa narrativa?

A propósito, por que mesmo que a gente precisa saber sobre conteúdo audiovisual e sonoro do tipo persuasivo na Comunicação Digital?

Do I need to say more?

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