Conteúdo Persuasivo – quando a publicidade ataca

13 04 2007

O campo da comunicação digital é repleto de soluções diversificadas que pedem, além do domínio sobre a produção de conteúdo de caráter informativo que absorve e trabalha características do jornalismo, é necessário saber trabalhar em cima das influências da linguagem publicitária, que nos traz a essência do conteúdo persuasivo.

Na última aula, vimos que para o desenvolvimento de uma argumentação persuasiva (de convencimento) na publicidade, partimos da necessidade de identificar claramente, qual é a Unique Selling Proposition (USP) de determinados produto/serviço/ação/causa/etc. Ou seja, a proposta única de venda é o núcleo em torno do qual se lançam diferentes possibilidades de “vestimentas”, que são as chamadas “estratégias criativas”.

Como tarefa para a próxima aula, vocês deverão:

a) Escolher 5 estratégias criativas mencionadas em aula

b) Pesquisar 5 comerciais (mensagem audiovisual) no youtube ou afins que se encaixem em cada estratégia escolhida na letra A. Um exemplo, foi o comercial do MSN que o Marcelo colocou no trabalho dele das análises de portais, blogs, IMs.

c) Postar os links dos comerciais e seus comentários dizendo o que está presente naquele comercial que o torna exemplo de uso do “humor” ou do “comparativo”, etc. (Sejam criativos)

d) explicar no mesmo post, qual a USP (Proposta única de venda) daquele comercial.

O PPT com a lista, explicação e exemplos de estratégias estão no PASTANET.

Dá um exemplo? Dou.

Comercial do Twix

Estratégia predominante:

Humor. Através de personagens caricatos e do exagero das expressões “chocolate, caramelo, etc” o comercial reforça o tempo inteiro as características básicas do produto em situações aparentemente tradicionais como parto, casamento, elevador.
Proposta Única de Venda: “chocolate, caramelo e biscoito no maior mix”.

Anúncios

Ações

Information

3 responses

19 04 2007
Publicidade e sua linguagem « comunicação digital

[…] Abril 19, 2007 · Arquivado em analise, Uncategorized Em nossa aula de Produção de Conteúdo tivemos de analisar comerciais e classificá-los. Para melhor entendimento da tarefa, entre no blog Comunicacao Digital. […]

21 04 2007
Clarice Silveira

Fiquei com uma dúvida quanto as Estratégias Criativas. Quando marcas fazem uso da imagem de pessoas famosas como: Jogadores de futebol, músicos, atores, etc. Existe uma classificação específica para esses casos?

23 04 2007
gusfischer

A estratégia nesse caso é TESTEMUNHAL.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: